segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Muros

Caramba, todo mundo sumiu...
Caros dicotômicos, vocês sabiam da queda do muro de Berlim? Bem, caiu. Há 20 anos, alguém tava sabendo? Que coisa, não? Lembro do dia, lá nos idos de 1989, estava com minha mãe, que passava roupas, e ela disse, enquanto olhávamos a tv preto e branca, que aquele era um dia histórico, que depois de muito tempo as pessoas ainda iam falar daquilo. Eu não entendi bem por que, mas lembro da emoção de ver uns malucos subindo no muro, bastante eufóricos, e descendo porretadas nele, arrancavam pedaços e se abraçavam. Choravam.
A partir da comemoração dessa data, comecei a pensar sobre muros, por que existem? Por que ainda se constroem muros, se a globalização é tão boa? Por que há um muro vergonhoso na fronteira do México com os EUA? Por que ninguém impede o criminoso muro construído pelo governo de Israel na Cisjordânia, que isola e rouba terras do povo palestino? Por que construímos muros cada vez mais altos, com cacos de vidro e cerca elétrica?
Por que? Hein? Alguém sabe me responder, por favor?
Bem, lembrei de um bocado de textos sobre muros, vou tentar colocar alguns aqui, mesmo tendo o novembro que lembrou os 20 anos da queda do muro da vergonha de Berlim ter acabado.

Ao invés de colocar foto de algum desses muros citados aqui, coloco de algumas das obras do artista (um, ou seria um coletivo?) Banksy feitas em muros. Corram atrás desse camarada, um dos principais artistas da atualidade.



Marcadores: ,